Pular para o conteúdo principal

Vereadora Rubicléa propõe maior fiscalização da acessibilidade em grandes eventos


A Vereadora Rubicléa verificou que há um grande problema para os cadeirantes e pessoas com nanismo em  shows  promovidos em Balneário Camboriú onde há falta de acessibilidade em espaços culturais, cinema, casa de shows e festivais.


Sua preocupação a área para pessoas com deficiência não existia, onde os cadeirantes e pessoas com nanismo se misturavam ao público em geral. Em nossa cidade há a  Lei nº 1286/1993 que assegura direitos e incentiva o turismo às pessoas portadoras de deficiência física. Nesta lei há em seu artigo 21, parágrafo único, o seguinte "Ficam reservados três (3) lugares à permanência dessas pessoas nesses estabelecimentos, no mínimo" este espaço ainda precisa ter mínimo 0,80 x 1,25 (oitenta centímetros por um metro e vinte e cinco centímetros).


Entretanto não há fiscalização alguma para confirmar que a acessibilidade prometida no papel está sendo efetivamente colocada em prática. "Se estamos falando de Inclusão, as empresas de eventos devem pensar  neles pois pagam ingressos como todos que ali frequentam aos shows" enfatiza Rubicléa.

Com o exposto a Vereadora Rubicléa quer aumentar a fiscalização desses eventos para que todos possam usufruir de seus direitos e gostaríamos de saber de sua opinião:

Você concorda que deveria existir lugares reservados para pessoas com deficiência?

Qual sua proposta para melhorar essa fiscalização nos eventos, já que consta em lei que se tenha lugares reservados?

Texto informado pela assessoria.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Concordo sim, que deveria existir lugares reservados para pessoas com deficiência!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Excelente iniciativa!!! Aprovada ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ayame, por apoiar essa idéia! Conto com você!

      Excluir
  3. Antes de recorrer ao órgão fiscalizador, a pessoa que se sentir lesada, deve, primeiramente, tentar contato com o primeiro responsável. “Tem que tentar conversar com a pessoa responsável pelo fato, o gerente, por exemplo. Isso não resolvendo, é preciso documentar o acontecido no intuito de obter provas de que aquela situação realmente ocorreu. Depois disso, se nada for resolvido, aí sim, é preciso buscar o órgão competente”.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Art. 33 - A inobservância do disposto nesta Lei sujeitará o infrator a pagara multa equivalente a 20 (vinte) Unidades Fiscais do Município, no caso de pessoa física, e de 100 (cem) Unidades Fiscais do Município, no caso de pessoa jurídica, por autuação lavrada, sem prejuízo das demais cominações legais, estabelecendo-se o prazo, de uma fiscalização para outra, de 30 (trinta) dias.

      Parágrafo 1º - A reincidência da infração levará o comitente a pagar a penalidade em dobro.

      Parágrafo 2º - A quantia arrecadada será distribuída a todas as entidades com personalidade jurídica de direito privado que tratem de pessoas deficientes no âmbito deste Município.


      Só esqueceram de dizer quem fiscaliza.

      Excluir
    2. Obrigada Cotrim pelo esclarecimento isso é de grande valia para todos entenderem o processo e a burocracia da maquina publica, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é o órgão fiscalizador da política Municipal da Pessoa com Deficiência.

      Excluir
  4. Muito legal a iniciativa!
    Seria interessante que os portadores de deficiência tivessem local designado de fácil acesso também nos shows em locais abertos, sem ter que pagar a mais por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima dica Carlos! Estarei verificando essa possibilidade!

      Excluir
  5. A acessibilidade existe mais ninguém respeita. A lei existe e ninguém respeita , seria muito bom que os cadeirantes tivessem seus direitos seguidos, ótima iniciativa vereadora.

    ResponderExcluir
  6. Excelente proposta, mulher humana que visa o bem da população.
    São de pessoas assim que nosso Brasil precisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, conto com você nessa caminhada! Juntos seremos mais fortes!

      Excluir
  7. Super apoiada vereadora. Pois é uma luta vital diária para todos aqueles q vivem com sua limitação. Assim como todos, eles tem o direito de irem no seu entretenimento e curtir seu show... em um lugar de fácil acesso e locomoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniela pela sua preocupação e vamos juntas nessa batalha!

      Excluir
  8. Muito bom Rubi! Acessibilidade, quando vejo iniciativas assim me sinto mais pertencente a uma sociedade em que vivo, imagine como as pessoas diretamente interessadas se sentem?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa Rubi, isso manifesta o senso de justiça, imparcialidade e respeito a igualdade de direitos!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun