Pular para o conteúdo principal

Vereadora Bruna Schiquetti propõe mudanças no sistema de agendamento de consultas médicas nos postos de saúde de Balneário Camboriú


(foto ilustrativa, retirada do site Notícias do Dia)

É de conhecimento que a implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, propôs a humanização como norteadora das práticas em saúde. Devido a este novo olhar desta política e visando uma melhoria no atendimento dos cidadãos na área da saúde, a vereadora Bruna Schiquetti propõe que sejam feitas mudanças no sistema de agendamento de consultas médicas nos postos de saúde do município. 


O foco é acabar com as filas da madrugada para agendar consultas, pensando nos cidadãos doentes que não tem condições de madrugar em uma fila e também zelando pela segurança das pessoas.

Dessa forma, a vereadora Bruna propõe que seja diminuído o tempo padrão das consultas, para que assim se possa aumentar o número de vagas por dia.

A vereadora sugere também que seja possível agendar parcela das consultas de forma online, para diminuir a fila de agendamento nos postos, porém dando urgência as vagas agendadas pessoalmente.

Bruna apresenta como sugestão ainda, a criação de dois dias específicos no mês para renovação de receita médica, já que atualmente essa demanda ocupa vagas que poderiam ser disponibilizadas a pessoas com casos mais urgentes. Outra proposta é que haja uma classificação de risco através de uma pré consulta com os próprios enfermeiros, que podem solicitar exames de rotina ou complementares e prescrever medicamentos (estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde) e avaliar prioridades, para que assim se economize vagas de consultas médicas.

Com a aplicação dessas propostas, visa-se acabar com a necessidade de formarem-se filas de madrugada para garantir uma vaga de consulta médica, já que terão sido criadas e economizadas muitas vagas a partir destas sugestões. É de consequência que aumentando as vagas de consulta e a acessibilidade às mesmas, diminua-se os atendimentos não urgentes no hospital, gerando assim, um serviço prestado com mais qualidade no Ruth Cardoso também.

Texto informado pela assessoria.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Muito bom. Agilizar o atendimento poupando horas na fila de atendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, saúde é uma área que precisa de muita agilidade mesmo!!

      Excluir
  2. Ótima a preocupação com a modernização e facilidade numa área tão importante para população

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, quanto mais acessível e pratico melhor, obrigada!!

      Excluir
  3. Parabéns Bruna! Muito bom esse Projeto! Quem sabe alguém.da Saúde cópia esse modelo. Porque acho um absurdo que ainda hoje funcionários da Saúde orientem para o cidadão doente a chegar as quatro horas da manhã na fila para marcar uma consulta. Esse problema é antigo e parece que nada foi feito para mudar. É uma questão respeito e dignidade humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Taisa, é um desrespeito com as pessoas doentes e também com a segurança das população, obrigada pela opinião!

      Excluir
  4. Outra sugestão: permitir que a população vá até à ESF em qualquer horário para agendar consultas em períodos de tempo mais espaçados, com o objetivo de diminuir o fluxo no início da manhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão, é uma otima idéia. Além das consultas feitas no modelo atual (de um dia para o outro), podermos também agendar consultas sem urgência (com tempo mais espaçado), podendo dar preferencia aos que estão mais necessitados de atendimento imediato.

      Excluir
  5. Uma das melhores propostas apresentadas, se não a melhor. Acredito que o sistema público de saúde é falho e ineficiente e propostas como essa podem inverter este cenário. Continue assim Srta. Bruna Schiqueti!

    ResponderExcluir
  6. É um verdadeiro desrespeito com o cidadão que é sobrecarregado de impostos, enfrentar filas e ainda de madrugada. Eu super apoio a iniciativa do projeto, e torço por essa benfeitoria em prol do cidadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, é muito desrespeito numa área tão importante e delicada como a saúde. Obrigada!!

      Excluir
  7. Realmente uma proposta muito importante, visando o bem estar dos munícipes que dependem destes serviços, e uma excelente política pública para resolver este descaso. Parabéns pela iniciativa e sucesso no projeto!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as propostas feitas pela Bruna, principalmente de agendamento online, a prefeitura de Balneário tem total condições de implementar essa ideia.

    ResponderExcluir
  9. Ótima proposta! Acredito que a saúde é uma das áreas que mais precisa ser modificada no nosso país e propostas como essa já fazem toda a diferença!

    ResponderExcluir
  10. Ótima proposta, parabéns Bruna!

    ResponderExcluir
  11. Projeto de importantíssimo para os munícipes, porém devemos pontuar algumas ressalvas. Acredito (opinião própria) que a situação de buscar atendimento médico as 4-5 horas da manhã, tem uma parcela cultural decorrente dos anos onde a saúde era literalmente escassa, aonde isso culminava em não conseguir atendimento. Como estamos falando em âmbito municipal, acredito que não seja nossa realidade tal necessidade, e sim a ideia de chegar cedo para ser o primeiro a ser atendido.

    Quanto as receitas, existe PSF onde a Enfermeira que responde pelo local, providencia a substituição das receitas, visto que é meramente formalística a função, não havendo necessidade de uma nova consulta para obter a mesma (no caso de receitas de hipertensos e diabéticos), que hoje atingem a grande maioria dos dependentes da saúde pública.

    O agendamento online é uma ferramenta que já deveria ter sido implantada a anos em nosso município, visto que otimiza e da eficiência a prestação do serviço para a população.

    Não é uma crítica, somente alguns pontos a serem ponderados com maior cuidado. Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mauro, concordo que a "escassez" seja um estigma que a saúde publica carregada, mas como não há vagas disponíveis para todos se consultarem, é compreensível o motivo pelos quais os cidadãos façam fila tão cedo, querendo garantir uma vaga.

      Quanto a sua ideia de que a substituição das receitas sejam feitas pela enfermeira(o) responsável, achei muito interessante, pois dessa forma seria possível economizar o tempo dos médicos para que se dediquem a casos prioritários.

      Concordo que o agendamento online já deveria ter sido implementado, mas não foi. Por isso faço faço indicação de que ele seja.

      Muito obrigada por sua opinião, foi de grande utilidade para o projeto!!

      Excluir
  12. Bacana a idéia! Realmente, isso ajudará e muito para os pacientes,como tambem para o estabelecimento em relação a organização.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun