Pular para o conteúdo principal

Vereadores indicam parcerias com instituições de ensino superior


Os vereadores Alexandre Vieira e Vinícius Ikeda indicaram ao prefeito o estabelecimento de parcerias entre o poder público e os projetos de ensino, pesquisa e extensão das instituições de ensino superior que contemplam os cursos do campo de públicas do município de Balneário Camboriú.

A presente indicação se justifica pelo fato de que os projetos de pesquisa, ensino e extensão dos cursos do campo de públicas no município têm muito a oferecer no que tange ao desenvolvimento sustentável local, à elaboração de políticas públicas e projetos sociais nas mais diversas áreas.

De acordo com o vereador Alexandre Vieira “a partir da junção entre o poder público e os projetos das universidades, haverá uma maior capacidade de análise e elaboração de políticas públicas eficientes que causem impactos cada vez mais positivos para a sociedade e aprimorem a governança pública local, tendo em vista que esse é um dos principais objetivos dos cursos do campo de públicas”.

A indicação dos vereadores também tem o intuito de aproximar a comunidade das universidades, uma vez que estas ainda são pouco aproveitadas pelos gestores públicos no sentido de articulação para a elaboração de projetos que beneficiem o município.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Ótima iniciativa de parcerias, cada vez mais desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  2. Ótima indicação! Isso pode ajudar muito a criação de politicas públicas eficientes!

    ResponderExcluir
  3. Ótima indicação! Isso pode ajudar muito a criação de politicas públicas eficientes!

    ResponderExcluir
  4. Quem conhece a realidade das Universidade sabe o papel importante que os programas de ensino, pesquisa e extensão têm na formação dos alunos e na resposta dada a comunidade. Dessa forma, é de competência e interesse do governo municipal dar apoio e acompanhar essas atividades que colaboram para um crescimento e desenvolvimento local. Potencializa isso a colocação dos cursos na área pública, dando mais base às parcerias e diálogo. Mais uma ótima indicação, vereadores!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Vemos um grande esforço da universidade em ajudar a sociedade.

    ResponderExcluir
  6. A iniciativa de unir o campo acadêmico e a gestão municipal é um baita exemplo de iniciativa que deveria ser mais valorizada por outras universidades brasileiras que oferecem cursos do campo de públicas, dado que o conhecimento produzido e adquirido pelos estudantes precisa dessa validação prática para que possa realmente transformar a vida das pessoas.
    Espero que a gestão municipal de Balneário Camboriú perceba a importância do que está sendo proposto pelos vereadores em questão, visto que uma proposta bem construída de parceria, provavelmente, se tornará exemplo para tantas outras cidades que precisam aproximar a universidade da população, já que um futuro gestor público precisa aprender a gerir baseado nas necessidades do povo a que representa.

    ResponderExcluir
  7. Ótima indicação! Isso pode ajudar muito a criação de politicas públicas eficientes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Mauro Riquelme indica que se exija ensino superior para os Comissionados

Projeto preza pela transparência quanto a escolaridade e atribuição aos comissionados. Tem como premissa regulamentar junto ao portal da transparência, gestão de pessoas a informação com escolaridade do comissionado, assim como requisitos mínimos de competência para o cargo exercido. O projeto exige que seja incluso no portal da transparência do município a escolaridade e área de formação do comissionado, assim como inclusão de competências e atribuições (assim como servidores efetivos) do cargo que este estiver lotado. Portanto, o comissionado terá requisitos objetivos para ser nomeado, extinguindo ou ao menos filtrando a competência técnica coerente com o cargo exercido. Texto informado pela assessoria. (Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações  clique aqui ).

Vereadora Robervalda de Oliveira propõe Projeto de Lei que institui a atividade de canto coral na rede de escolas municipais

O canto é a repercussão de emoções e experiências interiores. A melodia conservada na memória se torna parte do ambiente sonoro interior, se conecta com a dimensão mais profunda da personalidade. Para a criança e o adolescente, pode servir mais tarde de modelo para perceber o tempo, ritmo e harmonia de sua própria vida. Há, no município de Balneário Camboriú, 17 Centros de Educação Municipal - CEM, onde são atendidos, no ensino fundamental, aproximadamente 10000 alunos.  Pensando nas crianças e adolescentes residentes nos bairros, matriculadas na rede de ensino municipal, propõe-se o projeto de lei que determina o ensino de música, em sua manifestação de prática coral, como atividade complementar nas unidades educacionais municipais de Balneário Camboriú. O programa “BC Coral” tem como características: I – Os CEM, dentro deste projeto, são agrupados em regionais, transcorrendo, na escola-sede, o calendário anual de atividades; II – Os alunos do 6º ao 9º ano fic...

Vereadora Juliana Camargo diz que a ausência de estacionamento público gera transtornos na cidade

Os moradores da cidade e os turistas que necessitam fazer compras, pagar contas, ir nas agências bancárias, enfim, ter acesso aos estabelecimentos da cidade, sentem a dificuldade de encontrar vagas de estacionamento, principalmente no período da alta temporada e feriados. O Projeto de Lei que será proposto pela Vereadora Juliana Camargo visa criar uma alternativa para disponibilizar vagas de estacionamento para os moradores e turistas da cidade. A proposta deseja instituir no âmbito municipal o estacionamento público gratuito em terrenos ociosos. O projeto prevê a parceria entre a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú com os proprietários desses terrenos, por meio de contrato, com objetivo de melhorar o acesso aos estabelecimentos comerciais e auxiliar na desobstrução das ruas. Essa é uma reivindicação da população, principalmente dos comerciantes que possuem estabelecimentos no Centro, onde alegam que em decorrência da falta de estacionamento na cidade, os consumidores...