Pular para o conteúdo principal

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

 

        No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística.

Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL, “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito privado possam custear as atividades artísticas.

O vereador Douglas apresenta como resposta à essa demanda, o Projeto de Lei Ordinária em substituição à Lei Municipal nº 3.750/2014, que dispõe sobre o incentivo e fomento à cultura para a realização de projetos culturais, ou seja, propõe que o financiamento privado também seja viabilizado legalmente, cuja prática conhecida como MECENATO CULTURAL

O mecenato é baseado na renúncia fiscal, com objetivo de apoiar os projetos de artistas e produtores culturais, com financiamento total ou parcial para custear as atividades artísticas (COELHO, 1999 apud RIBEIRO, s/d).

Saiba mais sobre o Mecenato Cultural no Brasil clicando neste link.

Gostou da matéria? Queremos saber sua opinião.

Sinta-se à vontade para compartilhar conosco suas dúvidas, expectativas e posicionamento a respeito do Mecenato Cultural.


REFERÊNCIAS:

RIBEIRO, G. de A. Conceitos básicos sobre modelos de incentivo via renúncia fiscal. O exemplo das políticas públicas culturais. Advocacia Felippe e Isfer, s/d. Disponível em: <https://www.afi.adv.br/files/47beeb74-conceitos-basicos-sobre-modelos-de-incentivo-via-renuncia-fiscal-o-exemplo-das-politicas-publicas-culturai.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.

Instituto Alvorada Brasil. Mecenato cultural no Brasil: Setembro/2008 a Setembro/2013. Brasília: Instituto Alvorada Brasil: Sebrae Nacional, 2014.


Texto informado pela assessoria do vereador Douglas Henrique.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi