Pular para o conteúdo principal

IMPACTOS DO COVID-19 NO TURISMO EM BC: Ações do município para conter a disseminação sem prejudicar o principal polo econômico (Vereadora Maria Eduarda)

Segundo publicação de Rita Ariza da Cruz para o Jornal da USP, o turismo é uma das mais prejudicadas atividades econômicas em decorrência da crise do COVID-19. Isso se dá por diversas premissas, sendo a principal as novas regras de distanciamento social impostas a fim de conter a disseminação do vírus. Com as medidas de segurança tomadas pela prefeitura de Balneário Camboriú, o cenário por aqui não seria diferente, visto que o turismo no município é o principal aquecimento econômico para grande parte das empresas da região, e muitos setores foram prejudicados no ano de 2020 com as medidas restritivas e a diminuição do fluxo turístico.

Porém, junto com a flexibilização das medidas de isolamento em Santa Catarina, deu-se largada à temporada de verão 2021, momento em que as empresas do litoral mais faturam. Como exemplo disso, tem-se pesquisa da Fecomércio SC, que aponta sempre crescimento dos lucros na temporada de verão em comparação aos meses comuns do ano (em 2020, o crescimento foi de 19,3%). 

Em decorrência disso, já se pode ver nesses dois meses de temporada um aumento considerável no fluxo turístico, como por exemplo dados do Boletim Almanach da Santur-SC, que em comparação ao início da pandemia, houve um aumento de 40% da ocupação dos hotéis. Ou seja, com mais pessoas de diferentes lugares trafegando pela cidade, o risco de contágio do COVID-19 aumenta, tornando imprescindível a ação do Governo Municipal para conter a disseminação. Porém, as ações do governo municipal de prevenção e controle contra a disseminação do COVID-19 estão deixando a desejar – colocando a economia local acima da saúde da população.

Muitos comércios se readaptaram e se reinventaram nessa época atípica que estamos vivendo. Com a proibição de festas por conta do aglomero, muitas baladas se especializaram e abriram um espaço dedicado a culinária de gastronomia para que pudessem continuar funcionando. Entretanto, em dezembro de 2020 o governo municipal observou que a capacidade máxima estava sendo burlada pelos próprios comércios e assim, expondo a população a um risco maior de contaminação pelo COVID-19 e muitos estabelecimentos foram multados e interditados de 7 a 14 dias. Apesar da grande fiscalização feita pelas autoridades, a cidade ainda segue em posição grave em relação a gravidade da disseminação do COVID-19.

Com as UTIs dos hospitais lotadas, os habitantes de Balneário Camboriú seguem agindo como se estivéssemos no fim da pandemia e é de extrema necessidade que as medidas de segurança da OMS sejam reiteradas para que o município não sofra consequências econômicas em relação ao turismo e nem que a saúde da população seja comprometida.


Referências:

ALMANACH: Dados sobre o turismo catarinense. Balneário Camboriú, 1 dez. 2020. Disponível em: < http://www.santur.sc.gov.br/images/documentos/Almanach-numero2_compressed.pdf.>  Acesso em: 26 jan. 2021.

IMPACTOS da pandemia no setor de turismo. São Paulo, 3 jul. 2020. Disponível em: < https://jornal.usp.br/artigos/impactos-da-pandemia-no-setor-de-turismo/.>  Acesso em: 27 jan. 2021


Texto informado pela assessoria da vereadora Maria Eduarda

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Mauro Riquelme indica que se exija ensino superior para os Comissionados

Projeto preza pela transparência quanto a escolaridade e atribuição aos comissionados. Tem como premissa regulamentar junto ao portal da transparência, gestão de pessoas a informação com escolaridade do comissionado, assim como requisitos mínimos de competência para o cargo exercido. O projeto exige que seja incluso no portal da transparência do município a escolaridade e área de formação do comissionado, assim como inclusão de competências e atribuições (assim como servidores efetivos) do cargo que este estiver lotado. Portanto, o comissionado terá requisitos objetivos para ser nomeado, extinguindo ou ao menos filtrando a competência técnica coerente com o cargo exercido. Texto informado pela assessoria. (Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações  clique aqui ).

Vereadora Robervalda de Oliveira propõe Projeto de Lei que institui a atividade de canto coral na rede de escolas municipais

O canto é a repercussão de emoções e experiências interiores. A melodia conservada na memória se torna parte do ambiente sonoro interior, se conecta com a dimensão mais profunda da personalidade. Para a criança e o adolescente, pode servir mais tarde de modelo para perceber o tempo, ritmo e harmonia de sua própria vida. Há, no município de Balneário Camboriú, 17 Centros de Educação Municipal - CEM, onde são atendidos, no ensino fundamental, aproximadamente 10000 alunos.  Pensando nas crianças e adolescentes residentes nos bairros, matriculadas na rede de ensino municipal, propõe-se o projeto de lei que determina o ensino de música, em sua manifestação de prática coral, como atividade complementar nas unidades educacionais municipais de Balneário Camboriú. O programa “BC Coral” tem como características: I – Os CEM, dentro deste projeto, são agrupados em regionais, transcorrendo, na escola-sede, o calendário anual de atividades; II – Os alunos do 6º ao 9º ano fic...

Vereadora Juliana Camargo diz que a ausência de estacionamento público gera transtornos na cidade

Os moradores da cidade e os turistas que necessitam fazer compras, pagar contas, ir nas agências bancárias, enfim, ter acesso aos estabelecimentos da cidade, sentem a dificuldade de encontrar vagas de estacionamento, principalmente no período da alta temporada e feriados. O Projeto de Lei que será proposto pela Vereadora Juliana Camargo visa criar uma alternativa para disponibilizar vagas de estacionamento para os moradores e turistas da cidade. A proposta deseja instituir no âmbito municipal o estacionamento público gratuito em terrenos ociosos. O projeto prevê a parceria entre a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú com os proprietários desses terrenos, por meio de contrato, com objetivo de melhorar o acesso aos estabelecimentos comerciais e auxiliar na desobstrução das ruas. Essa é uma reivindicação da população, principalmente dos comerciantes que possuem estabelecimentos no Centro, onde alegam que em decorrência da falta de estacionamento na cidade, os consumidores...