Pular para o conteúdo principal

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo.

Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia.

Já o setor de serviços alimentícios foi um dos que teve um grande redução de suas receitas tanto pela diminuição no seu atendimento bem como o aumento do custo do insumo, além claro teve novas adequações diretas quanto ao seu uso e prestação de serviço, além de buscar novas formas de gerar receita, buscando expandir o atendimento.

A redução de lotação dos restaurantes e afins em prol de seguir as diretrizes de saúde, fez com que muitos estabelecimentos reduzissem seu quadro de funcionários, horários e infraestrutura, e com essa problemática estratégias de driblar a crise criada sem pôr em risco a vida de colaboradores e clientes surgiram como uma forma de diminuir as perdas, equilibrar as contas até que se possa voltar a rotina normal.

 Uma das grandes estratégias é a de tornar os restaurantes ambientes mais arejados, iluminados naturalmente e mais salubres, o que o torna um ambiente com menor possiblidade de uma contaminação. Estratégias como essa foram adotadas em grandes metrópoles com São Paulo, Nova Iorque e Paris, onde com a expansão dos restaurantes sobre grandes calçadas ou até mesmo sobre antigas vagas de estacionamento, possibilitando assim atender a uma maior quantidade de clientes. Mantendo a segurança e o distanciamento seguindo assim as regras impostas.

Estratégias como essa são excelentes formas de se encarar um problema que é inerente a todos, e buscar estratégias afim de resolvê-los, levando em consideração a segurança, o distanciamento seguindo as regras e o bem estar da sociedade.


Referências:

Mesas na rua: SP testa novo modelo para funcionamento de restaurantes Disponível em: <https://exame.com/brasil/mesas-na-rua-sp-testa-novo-modelo-para-funcionamento-de-restaurantes/>. Acesso em: 27 jan. 2021.

Construção Civil de Balneário Camboriú: mercado em expansão pós pandemia. Disponível em: <https://www.pagina3.com.br/negocios/2020/mai/22/3/construcao-civil-de-balneario-camboriu-mercado-em-expansao-pos-pandemia>. Acesso em: 01 fev. 2021.

Após registrar queda de 40% na receita em 2020, Giraffas cria franquias mais baratas. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,apos-registrar-queda-de-40-na-receita-em-2020-giraffas-cria-franquias-mais-baratas,70003582234>. Acesso em: 01 fev. 2021.

Bares e restaurantes amargam queda de 56% nas vendas. Disponível em: <https://mercadoeconsumo.com.br/2020/09/28/bares-e-restaurantes-amargam-queda-de-56-nas-vendas/>. Acesso em: 01 fev. 2021.

86,5% dos restaurantes reabertos têm queda de mais da metade do faturamento. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2020/08/865-dos-restaurantes-reabertos-tem-queda-de-mais-da-metade-do-faturamento.html>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Nova Iorque: Restaurantes avançam até a rua para abrir na pandemia. Disponível em: <https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/galeria_de_imagens/2020/06/744688-nova-york-restaurantes-avancam-ate-a-rua-para-abrir-na-pandemia.html>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Restaurantes em Nova York abrem para refeições ao ar livre. Disponível em: <https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/06/restaurantes-em-nova-york-abrem-para-refeicoes-ao-ar-livre.html>. Acesso em: 03 fev. 2021.



Texto informado pela assessoria do vereador Rafael Alves.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun