Pular para o conteúdo principal

Reunião Ordinária da 7ª Legislatura ocorreu com sucesso de maneira online!

No dia 23/09/2020, às 19h, aconteceu a Reunião Ordinária da 7ª Legislatura do projeto Vereador por Um Dia, do CESFI/UDESC. Diferentemente das edições anteriores, a  Reunião da 7ª Legislatura aconteceu de maneira totalmente online e foi transmitida pelo youtube por conta da pandemia do COVID-19.

        Foram apresentados durante a Reunião Ordinária, 10 projetos de Lei Ordinária, cada um de autoria de um dos vereadores presentes. Os temas pautados pelos vereadores foram bastante diversificados, abordando desde a proteção aos animais de estimação até a conscientização da população a respeito da optometria e oftalmologia. Segue abaixo um apanhado dos projetos apresentados pelos vereadores:

        O primeiro projeto de lei ordinária apresentado foi sobre criação do segundo conselho tutelar, de autoria do vereador Vavá. O projeto de lei teve aprovação de todos os vereadores presentes na reunião. 

        O projeto de lei ordinária que dispõe sobre a produção de casinhas a partir de garrafas pet para cães e gatos de rua, de autoria da vereadora Daniela Aparecida, também foi aprovado por todos os vereadores. Ainda, o projeto foi muito elogiado pelos outros vereadores, que destacaram fortemente a importância do mesmo para o meio ambiente e a sustentabilidade.

        Já o projeto de lei ordinária DoaBC do vereador José Pereira, que visa o incentivo à doação de sangue, além de ser rejeitado pela Comissão de Finanças e Orçamento e pela Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, recebeu a aprovação de apenas 2 vereadores.

        O projeto de lei da vereadora Viviane da Silva, com objetivo de instituir programas de divulgação e orientação quanto a aplicação de materiais reciclados, além de ser apontado como muito relevante pelos vereadores presentes, também recebeu a aprovação dos mesmos.

        O projeto que dispõe sobre o programa escola e orientação profissional, de autoria do vereador Gustavo Amaral, teve o parecer de rejeição da Comissão de Finanças e Orçamento e também da  Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social. No entanto, contou com apenas 2 votos “não” dos presentes.

        Já o vereador Gabriel Funck Macuglia, apresentou o projeto de lei que dispõe sobre a proibição de cargos comissionados no setor público sem formação profissional em sua área de atuação. No entanto, o projeto foi rejeitado pela Comissão de Transparência, Governança Pública e Accountability.

        O projeto de lei da vereadora Ana Alice demonstrou a importância de dar uma maior visibilidade à feira da Barra e a economia solidária no município de Balneário Camboriú. Seu projeto teve a aprovação de todos os vereadores presentes.

        A vereadora Karla Luana, por sua vez, apresentou o projeto de lei que dispõe optativamente, sobre todas as escolas municipais de Balneário Camboriú, a disponibilização da Semana Financeira dos oitavos e nonos anos.

        O projeto de lei do vereador Sérgio Júnior que propõe a CMBC acesso seguro em eventos culturais para pessoas com deficiências teve aprovação por todos os vereadores presentes.

        A vereadora Tais Renata André encerrou a reunião com seu projeto de lei que dispõe sobre alteração da lei ordinária do banco de doação de óculos com o objetivo de viabilizar consultas com optometristas. O projeto de lei foi rejeitado pela Comissão de Justiça e Redação. 

        Com relação ao blog do Vereador por um Dia, houveram 18 postagens apresentadas pelas assessorias dos vereadores, abordando temas concernentes à atuação dos mesmos nesta legislatura, resultando no total de 237 visualizações.

        A Reunião Ordinária da 7ª Legislatura do Projeto Vereador por um Dia pode ser visto na íntegra no youtube, logo abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi