Pular para o conteúdo principal

Vereador Lucas Sabino propõe a regulamentação dos patinetes elétricos em Balneário Camboriú

Fonte: BCNOTÍCIAS
Com a chegada da temporada na cidade de Balneário Camboriú, há um aumento considerável de pessoas na cidade, muitos turistas que vêm para a cidade para aproveitar a praia e todas as atrações de nosso município. Uma boa parte desses turistas são jovens e adolescentes que buscam o lazer em nossa cidade, e algo que cresceu em um nível considerável é a utilização de bicicletas e patinetes elétricos para locomoção. 

Uma parcela dos cidadãos não está contente com esse aumento de veículos nas nossas ciclovias e ciclofaixas, muitas pessoas reclamam que alguns condutores não respeitam pedestres nem mesmo os carros. Em entrevista ao Portal BCNOTICIAS, uma cidadã fez um comentário evidenciando este problema: “Mais que correto! Não há respeito dos condutores, sobem nas calçadas, e quando olhamos fazem cara feia. E a polícia e guarda armada ficam passeando com ar condicionada ligado em conversas entre eles e não enxergam nada. Precisa de uma campanha em massa para que seja cumprida.” 

É necessário diálogo para a regulamentação desses meios de locomoção, que por um lado são eficientes e sustentáveis, mas por outro, as pessoas que os conduzem devem ter a noção e saber que a regras de convivência e de tráfego. O gestor do FUNTRAM, Mário César Oliveira foi entrevistado pelo Portal BCNOTICIAS, no qual anunciou a regulamentação: “A Lei 4025 de 2017 será revogada e a nova regulamentação irá estabelecer critérios e obrigatoriedades para utilização dos patinetes e bicicletas elétricas, principalmente os que possuem acima de 300 watts e 1,20 metro de comprimento no caso dos patinetes. A regulamentação deve atender critérios da Lei Federal, como as resoluções 465, 315 e 555. O objetivo da gestão, é garantir segurança tanto de quem utiliza patinetes e bicicletas elétricas e dos demais usuários das ciclovias e pedestres”, o gesto ainda que dará celeridade ao processo. Também participarão da construção da minuta da lei membros da Associação dos Ciclistas de Balneário Camboriú e do Conselho Municipal de Trânsito, além de um advogado especialista em legislação de trânsito.

Em uma notícia do site NSC TOTAL, que diz respeito ao pedido da Polícia Militar de regulamentação dos patinetes e bicicletas elétricas, podemos observar que a uma insatisfação por parte de alguns cidadãos com a má utilização do uso desses meios de transportes, abaixo alguns comentários a respeito do tema: 

“Espero que regulamente logo essas medidas, já que há grande circulação deles fora da ciclovia e em velocidade alta.”

“Devagar com as regulamentações porque tem gente que usa a scooter por necessidade, e nunca atropelou ninguém e respeita os pedestres, eu mesma! Necessito me locomover já que não tenho carro, vocês devem levar em conta que esse equipamento é carregado a bateria então se acabar ele para e precisa de horas para recarregar, não deve ser comparado a um veículo a gasolina. O problema são os adolescentes e crianças que usam, pois não tem muita noção de cidadania! Moramos numa cidade turística e concordo que condutores em geral de carros, carroças,bicicletas e scooter deveriam respeitar todos, independente de quem seja”

“Tem que regulamentar sim, apesar de existirem placas de velocidade sempre tem alguém voando e desrespeitando.”

“Eles são folgados e andam contra mão, muitos nem sequer respeitam as placas indicativas,parabenizo a policia militar por estar cobrando as medidas nescessarias junto ao orgão de transito do municipio, essas biscicletas usam as vias como qualquer outro veiculo e colocam em riscos todos que ali trafegam, entáo tem de cobrar as exigencias nescessarias sim. Outra coisa que vem incomodando também são os ciclistas andando fora das ciclovias e contra mão.”

Com base neste problema identificado em nossa cidade, o gabinete do vereador Lucas Sabino irá propor a regulamentação dos patinetes e bicicletas elétricas, além de propôr melhorias como sinalização das ciclovias e ciclofaixas já existentes e a criação de mais vias para esses meios de transporte que auxiliam a diminuir o fluxo de carros e aumento de bem-estar da sociedade.


Texto informado pela assessoria da vereador Lucas Sabino.


(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Muito boa a iniciativa do Vereador Lucas Sabino, as pessoas (principalmente os turistas) precisam ter responsabilidade ao usar esses meios de transporte, concordo com a regulamentação e indico ainda que criem um limite minímo de idade para o uso dos patinetes na cidade ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi