Pular para o conteúdo principal

Você é Resíduo Zero? Por vereadora Mayara Francisco


A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal No 12.305/2010, em 2014, estabeleceu que a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos e rejeitos fosse implantada no país. Entretanto, diferentemente do esperado, a geração total de Resíduo Sólido Urbano no Brasil em 2013 foi de 76.387.200 toneladas, 4,1% superior à quantidade registrada em 2012. Este índice é superior à taxa de crescimento populacional no país no período, que foi de 3,7%.

O conceito Resíduo Zero tem como objetivo desenvolver um sistema ético, econômico, eficiente e visionário, para orientar as pessoas a mudarem seus estilos de vida e práticas para fomentar ciclos naturais, onde todos os materiais descartados sejam projetados para tornarem-se recursos para a produção de outros materiais.

A gestão integrada dos resíduos com coleta diferenciada é obrigatória nos municípios, com a separação na origem dos produtos e componentes reutilizáveis e recicláveis. Este descarte seletivo dos resíduos passa a ter mais sentido à medida que os cidadãos compreendem e aderem ao conceito de Resíduo Zero.

O conjunto dos órgãos públicos nas três esferas de governo deve adotar os mesmos princípios, capacitando seus funcionários para que se tornem referência na comunidade, buscando metas de não geração, reutilização e reciclagem, como definido também na Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P.

Balneário Camboriú, atendendo sua vocação turística, que atrai milhares de pessoas todos os anos para desfrutar de seus biomas e paisagens naturais, tem por obrigação a adoção de políticas públicas que educam seus cidadãos e preservem o meio ambiente!

Inúmeros e diversificados são os Projetos de Lei promulgados dentro desta temática no município. Você sabia que o mais recente se trata do Projeto de Lei Complementar Nº 000012/2018 que institui o Fundo Municipal do Meio Ambiente de Balneário Camboriú – FMMABC, com objetivo de custear planos, programas e projetos, visando a melhoria da qualidade do meio ambiente do Município de Balneário Camboriú?

Se baseando nesses fatos, a Vereadora Mayara Francisco propõe a adoção da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, na qual ocorre a implementação do programa Resíduo Zero no município de Balneário Camboriú. Ele tem como estratégias a criação de diversos postos de trabalho; fechamento do ciclo de materiais; devolução de nutrientes para o solo; redução do impacto ambiental do descarte de resíduos; incentivo à inovação em design de produto e aumento da participação dos cidadãos para a construção de cidades mais sustentáveis. Enfim, adotar Resíduo Zero resulta benefícios sociais, ambientais, climáticos, sanitários, econômicos para as atuais e futuras gerações, avanço na erradicação das desigualdades socioambientais e, sobretudo, a construção de um habitat mais sustentável. E você? Qual sua opinião sobre a adoção desta medida?

(Texto enviado pela assessoria da Vereadora Mayara Francisco)

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Essencial, sem dúvidas. Com o avanço da industrialização em todas as áreas, a tendência - e é o que realmente está acontecendo - é que fiquemos cada vez mais apegados ao bem material e menos interessados pelo nosso maior bem: o meio ambiente, do qual tanto dependemos. Acabamos esquecendo o sentido da simples frase: “colhemos o que plantamos”. Importantíssima essa proposta! Precisa-se urgentemente de mudanças como esta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun