Pular para o conteúdo principal

Vereador Mauro Riquelme indica que se exija ensino superior para os Comissionados


Projeto preza pela transparência quanto a escolaridade e atribuição aos comissionados. Tem como premissa regulamentar junto ao portal da transparência, gestão de pessoas a informação com escolaridade do comissionado, assim como requisitos mínimos de competência para o cargo exercido.

O projeto exige que seja incluso no portal da transparência do município a escolaridade e área de formação do comissionado, assim como inclusão de competências e atribuições (assim como servidores efetivos) do cargo que este estiver lotado.

Portanto, o comissionado terá requisitos objetivos para ser nomeado, extinguindo ou ao menos filtrando a competência técnica coerente com o cargo exercido.


Texto informado pela assessoria.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Acredito que todos devem ter ensino superior, até os vereadores e candidatos a cargos políticos. Parabéns pela iniciativa, esse é só o começo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, é justamente isso que precisamos, participação da população ao expor sua opinião junto ao legislativo, para assim identificar as demandas e executar. Obrigado.

      Excluir
  2. Concordo, existe falta de coerência nos cargos comissionados. Ai não funciona mesmo o serviço público. Projeto importante, onde nós cidadãos podemos fiscalizar se o comissionado esta de acordo com sua formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe a ferramenta de transparência, o cidadão tem direito de saber tais informações, basta executar ela detalhada e não ocultando informações. Obrigado

      Excluir
  3. Muito bom. Brasil pais da educação e não da mera indicação.

    ResponderExcluir
  4. Concordo, colocar alguns requisitos básicos para os comissionados (desde que se tenha uma devida isonomia com os efetivos) é elevar a qualidade do serviço público e garantir a eficácia dos princípios da Administração Pública, possibilitando assim que o serviço público atenda ao interesse da coletividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cargo de chefia (diretor - coordenador) lidera um pequeno grupo de pessoas, ela tendo técnica para aplicar politicas de melhor processamento e eficiência na prestação do serviço público, isso agrega valor e gera resultado, ainda mais no setor público que é carente disso como podemos presenciar em nosso município. Portanto PRECISAMOS de pessoas técnicas nos cargos em comissão, para melhor executar a prestação de serviço entregue.

      Excluir
  5. Parabéns pela iniciativa de um projeto tão importante para nosso município. Trabalhei a 23 anos na Prefeitura de Balneário Camboriú, em todos esses anos a maior dificuldade é a cada eleições, são os compromissos políticos do executivo e do legislativo e nomear pessoas despreparadas para os cargos. Exemplo do legislativo é nos termos vereadores copiando projetos de outras cidades, sem conhecimento da nossas legislação, se sera possível a aplicação em nosso município. Da mesma forma vale para o executivo de nomear pessoas despreparadas para o cargo, travando todo um setor por desconhecimento de sua nomeação. Mauro por um dia você já obtive a brilhante ideia, imagine você sendo vereador por 4 anos, Parabéns conte comigo meu voto é seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela exposição Nena, 23 anos atuando a frente do funcionalismo público, conheceu as problemáticas que a falta de técnica implica no devido processo dentro de gestão dentro dos setores que possuem cargos em comissão.

      Excluir
  6. Parabéns pela iniciativa de um projeto tão importante para nosso município. Trabalhei a 23 anos na Prefeitura de Balneário Camboriú, em todos esses anos a maior dificuldade é a cada eleições, são os compromissos políticos do executivo e do legislativo e nomear pessoas despreparadas para os cargos. Exemplo do legislativo é nos termos vereadores copiando projetos de outras cidades, sem conhecimento da nossas legislação, se sera possível a aplicação em nosso município. Da mesma forma vale para o executivo de nomear pessoas despreparadas para o cargo, travando todo um setor por desconhecimento de sua nomeação. Mauro por um dia você já obtive a brilhante ideia, imagine você sendo vereador por 4 anos, Parabéns conte comigo meu voto é seu.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa iniciativa, claramente vemos muitos servidores comissionados sem nenhuma noção do que está fazendo, atrasando demais o serviço público. Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de técnica culmina nesse tipo de situação, e causa um impacto enordem na entrega do serviço para a população, obrigado pelo feedback.

      Excluir
  8. Muito bom, parabéns! Deveria ser exigido em todo país o curso superior para vereador e também prefeito, pois se o município não é bem administrado, isso reflete no Estado que reflete na União, todos trabalhando com eficiência, o Brasil seria muito melhor. Sugiro que também seja exigida a formação também para cargos comissionados, pois, há muitas falhas nas assessorias atrasando o serviço público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de técnica culmina nesse tipo de situação, e causa um impacto enorme na entrega do serviço para a população, obrigado pelo feedback.

      Excluir
  9. Concordo que todos devem ter ensino superior vereadores cargo comissionado parabéns pela iniciativa bom seria se tornar realidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback, precisamos opinar acerca dos temas e demandas que surgem no município para assim levantarmos soluções que sejam coerentes com as demandas. População participativa é um dos caminhos.

      Excluir
  10. Concordo com a premissa de que os cargos comissionados devem ser ocupados por portadores de curso superior.
    Além disso, deve haver um maior filtro nas posições em que realmente é necessário um comissionado.
    Nossa Constituição reserva, para os comissionados, os cargos de Direção, Chefia e Assessoramento. Entretanto, o que vemos na prática é a ocupação de cargos "comuns" por servidores não efetivos, o que acaba desvirtuando a função outorgada pela Constituição e configurando os vulgarmente denominados "cabides de emprego".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem pontuado Luiz F, existe essa necessidade de adequação na estrutura, onde deve se ponderar a necessidade de indicação de um comissionado. Obrigado.

      Excluir
  11. Acho indispensável que todo cargo comissionado seja em qualquer area de atuação independente qual for o setor o profissional seja munido do ensino superior, na minha concepção isso deveria ser um dos requisitos básicos para exercer a profissão, pois em um país de tanta dificuldade seja ela politica, social, até mesmo cultural o conhecimento é fundamental para uma possível melhora em todos os níveis da nossa população.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que seja imprescindível a comprovação de ensino superior/capacitação técnica do mesmo. E o princípio da transparência é de extrema importância, principalmente neste caso, onde não ocorre o concurso público. No entanto, gostaria de colocar uma reflexão: será que o cargo comissionado deveria existir...?

    ResponderExcluir
  13. Ótima a proposta da transparência e competências para alinhamento com os cargos efetivos. Sobre filtrar a competência técnica da indicação, acredito que vá contra a CF. Nesse ponto em questão, cabe o bom senso dos nossos representantes.

    ResponderExcluir
  14. Excelente artigo, sem dúvidas o ensino superior deveria ser um pré requisito para os cargos comissionados.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite mauro..... seria bom que todos os servidores comissionados e vereadores estivesse um curso superior , ou para o qual exerce um cargo publico em que poderá tomar descisões importante relacionada a nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente. O mínimo que se pode esperar de um indivíduo que assume um cargo público e está ali para defender, elaborar e dirigir "outros", já que os demais funcionários passam por concursos, mais do que justo se ter critérios bem definidos. Sendo assim, no mínimo a graduação, correspondente ao cargo assumido. Gostaria muito de ver ,um dia, a aprovação desta medida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. A iniciativa é essa. Para todos os cargos seria necessário um ensino e competência para uma melhor eficiência. Cortar qualquer tipo de "favor" dentro da administração pública.

    ResponderExcluir
  18. Ótima proposta! Acredito que isso deveria ser aplicável não apenas para cargos comissionados, mas também para alguns cargos eletivos do Executivo.

    ResponderExcluir
  19. Tendo experiência em cargo comissionado, sou totalmente favorável. Penso que deveria ser uma obrigação, visto que, geralmente, os funcionários efetivos serão administradores por comissionados. Considerando que para o bom andamento do poder público, o respeito a hierarquia deva prevalecer, a formação do comissionado para as áreas afins é preponderante.

    ResponderExcluir
  20. Concordo. Acabar com o "Qi" e mais do que necessário.

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente. Pessoas que estejam administrando recursos públicos, elaborando projetos, criando leis, ou qualquer cargo que seja ligado ao município estado e estado maior , esteja pelo menos apto para tal, com no minimo uma graduação, temos exemplos de sobra ai em nosso país, de que, pessoas mal capacitadas tendem a levar o país a um desequilíbrio, uma crise gigante em todas as áreas. Então sou favorável 100% a esse projeto.

    ResponderExcluir
  22. Concordo que deva ter pré requisitos para contratar para cargos comissionados, que tenham experiência para a função, que tenham no seu currículo o ensino superior ou técnico para estar habilitado.

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o vereador, e também aplicaria ao executivo.
    A educação é a base da sociedade, e para cargos importantes como esses, precisamos ter pessoas competentes e com conhecimento.
    Além de um curso superior, deveriam ser especializados em gestão pública .
    Muito boa sua proposta, parabéns.

    ResponderExcluir
  24. Ótima ideia. Claro que também deveria ser aplicado para os cargos mais altos. O ideal seria que todos tivessem um bom conhecimento de gestão e administração.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com a iniciativa, pois o indivíduo que exerce a função pública na parte de coordenadar determinada equipe tem sim que ter formação superior e ter senso sobre seus afazeres e atos. Cabe também ao executivo. Gestão democrática se faz com participação e opinião do cidadão e comunidade.

    ResponderExcluir
  26. Acredito que melhoraria e muito a gestâo se existir a exigência de nível superior, inclusive na área específica de atuaçâo. Ckm tantos profissionais capacitados podendo usar seu conhecimento em prol do bem comum o que vemos é sempre favores políticos e negociatas prevalecendo. Ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  27. A iniciativa é válida.Parabéns.
    Concordo plenamente com o vereador.
    Caberia estender ao executivo e legislativo.Pois o cabide está cheio de gente desqualificada e sem noção de suas atribuições, tornando assim a administração pública um caos,que acaba refletindo em uma comunidade defazada.Gestão de qualidade e transparência já.

    ResponderExcluir
  28. Concordo plenamente aliás não deveria nem de existir cargos comissionados

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Realmente, que esta proposta vá em frente e se torne um instrumento para uma melhor gestão da área pública!

    ResponderExcluir
  31. Mauro, parabéns pela iniciativa. Acredito que essa é uma luta pela qual temos que nos engajar, pois tende a trazer muitos benéficos aos cidadãos. Sabemos que pessoas qualificadas com conhecimento técnico e articulação política podem gerir melhor os recursos públicos, com organização, responsabilidade e transparência.

    ResponderExcluir
  32. Acredito que para o bom funcionamento da maquina pública, a exigência de ensino superior para certos cargos comissionados é um bom começo, mesmo sabendo que muitos destes cargos giram em torne de favores e não por aptidão técnica. A ADM pública, como o mercado de trabalho, devia buscar o aperfeiçoamento de seus colaboradores, pois quem sabe assim, o dinheiro público seria melhor aplicado!

    ResponderExcluir
  33. Talvez a necessidade de um curso superior não seja viável para todos os cargos comissionados, mas acredito que um critério de conhecimento técnico/prático deva ser exigido para assumir estas funções.
    Este é um ponto bastante delicado, pois existe o argumento de que somente pessoas com diploma universitário são qualificadas para assumir determinadas posições, porém na realidade, existem muitas pessoas de sucesso e extremamente qualificadas, graduadas na "escola da vida", pois a exigência do curso superior pode excluir parte da população de acessar um lugar de representatividade na Administração Pública.

    ResponderExcluir
  34. Acho interessante, fiquei abismado com um levantamento de 2016, onde apresentou que a cada 3 vereadores eleitos neste ano, 1 não tinha o ensino médio completo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
    A formação deve ser requisito básico, nos dias de hoje isso não é diferencial.
    No meu entendimento, isso deveria fazer parte de um dos requisitos para um politico ser nosso representante.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pela iniciativa! Acredito que a primícia para a eficiência do serviço público ser alcançada o caminho é a qualificação dos nossos gestores e servidores.

    ResponderExcluir
  36. Concordo plenamente, ótima iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  37. Concordo, é fundamental que todo cargo comissionado deve ter formação superior compatível com o cargo que lhe é proposto, pois para garantir melhor eficiência é comprovado que com conhecimento as chances de ter uma melhor administração do bem público aumentam.

    ResponderExcluir
  38. Isso deveria ser obrigatório, não só aos comissionados, mas à todos os políticos também, só deveriam ser políticos quem tivesse um curso específico pra atuar na área

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mecenato: Alternativa de Financiamento à Classe Artística (Vereador Douglas Henrique)

            No texto publicado anteriormente, o Vereador Douglas Henrique fez apontamentos acerca do impacto sofrido pelos profissionais que atuam com produção cultural, artística e de eventos tanto no Brasil, de um modo geral e, especificamente, em Balneário Camboriú. Destacou também a Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/20) e a Lei Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura - LIC (Nº 3.750/14), por meio das quais foi possível contribuir para a continuidade das atividades da classe artística. Outra importante Lei nesse contexto é a do Sistema Municipal de Cultura de Balneário Camboriú (Nº 3.796/2015), que encontra-se vigente, na qual estão contempladas enquanto mecanismos de financiamento público da cultura, o subsídio financeiro através do Fundo Municipal de Cultura - FMC, bem como o INCENTIVO FISCAL , “por meio de renúncia fiscal do IPTU e do  ISSQN, conforme lei específica” (BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 2015, Art. 48, Parágrafo único, inciso III), de modo que as Pessoas Jurídicas de direito

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo. Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia. Já o setor de servi

Programa “Turista Amigo” desenvolvido pela vereadora Maria Eduarda Baldi pretende incentivar a participação dos moradores no turismo de Bal. Camboriú e incentivar o setor

  Imagem 1: Revista Diário da Cidade - “Balneário Camboriú está entre os destinos do Sul do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo O art. 140 da Lei Orgânica de Balneário Camboriú explicita “O Município considerará o turismo como fator imprescindível ao seu progresso e desenvolvimento social e econômico, razão porque fica obrigado a promovê-lo e incentivá-lo.” Desta forma, cabe a nossa Câmara de Vereadores e a Prefeitura da nossa querida cidade buscar projetos, programas, leis e ações para promover o principal setor econômico do município: o turismo.   Bares, restaurantes, lojas, atrações turísticas, baladas... muitas empresas de diferentes ramos se beneficiam do turismo da cidade, principalmente nas altas temporadas de verão, onde a praia e a vida noturna chamam a atenção de milhares de pessoas do país e também de fora. Isso pode ser analisado através das pesquisas anuais da Fecomércio SC, que indica sempre o aumento dos lucros na temporada de verão se comparado aos meses comun