Pular para o conteúdo principal

Estratégias de expansão de atendimento dos Restaurantes (Vereador Rafael Alves)

Em meio a Pandemia do novo corona vírus, as novas formas que a sociedade e seus governantes tiveram que aprender, afim de lidar e mitigar a contaminação, diversas áreas e setores da economia foram afetadas diretamente com as mudanças de comportamento, e atuação de determinados serviços. Órgãos do primeiro setor foram afetadas com a diminuição da arrecadação de tributos, empresas do terceiro setor foram afetadas com a diminuição das receitas sejam elas pela diminuição da capacidade de atendimento e prestação de determinado serviço, ou até mesmo na diminuição da procura pelo mesmo.

Na cidade de Balneário Camboriú bem como em praticamente todo o país um dos poucos setores da economia que se saiu bem no ano de 2020 foi o da construção civil, tanto na geração de empregos bem como na geração e venda de bens imóveis. Muito disso puxado por uma falta de perspectiva de melhora dos outros setores o que fez com que muitos investidores buscassem investimentos de maior garantia.

Já o setor de serviços alimentícios foi um dos que teve um grande redução de suas receitas tanto pela diminuição no seu atendimento bem como o aumento do custo do insumo, além claro teve novas adequações diretas quanto ao seu uso e prestação de serviço, além de buscar novas formas de gerar receita, buscando expandir o atendimento.

A redução de lotação dos restaurantes e afins em prol de seguir as diretrizes de saúde, fez com que muitos estabelecimentos reduzissem seu quadro de funcionários, horários e infraestrutura, e com essa problemática estratégias de driblar a crise criada sem pôr em risco a vida de colaboradores e clientes surgiram como uma forma de diminuir as perdas, equilibrar as contas até que se possa voltar a rotina normal.

 Uma das grandes estratégias é a de tornar os restaurantes ambientes mais arejados, iluminados naturalmente e mais salubres, o que o torna um ambiente com menor possiblidade de uma contaminação. Estratégias como essa foram adotadas em grandes metrópoles com São Paulo, Nova Iorque e Paris, onde com a expansão dos restaurantes sobre grandes calçadas ou até mesmo sobre antigas vagas de estacionamento, possibilitando assim atender a uma maior quantidade de clientes. Mantendo a segurança e o distanciamento seguindo assim as regras impostas.

Estratégias como essa são excelentes formas de se encarar um problema que é inerente a todos, e buscar estratégias afim de resolvê-los, levando em consideração a segurança, o distanciamento seguindo as regras e o bem estar da sociedade.


Referências:

Mesas na rua: SP testa novo modelo para funcionamento de restaurantes Disponível em: <https://exame.com/brasil/mesas-na-rua-sp-testa-novo-modelo-para-funcionamento-de-restaurantes/>. Acesso em: 27 jan. 2021.

Construção Civil de Balneário Camboriú: mercado em expansão pós pandemia. Disponível em: <https://www.pagina3.com.br/negocios/2020/mai/22/3/construcao-civil-de-balneario-camboriu-mercado-em-expansao-pos-pandemia>. Acesso em: 01 fev. 2021.

Após registrar queda de 40% na receita em 2020, Giraffas cria franquias mais baratas. Disponível em: <https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,apos-registrar-queda-de-40-na-receita-em-2020-giraffas-cria-franquias-mais-baratas,70003582234>. Acesso em: 01 fev. 2021.

Bares e restaurantes amargam queda de 56% nas vendas. Disponível em: <https://mercadoeconsumo.com.br/2020/09/28/bares-e-restaurantes-amargam-queda-de-56-nas-vendas/>. Acesso em: 01 fev. 2021.

86,5% dos restaurantes reabertos têm queda de mais da metade do faturamento. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2020/08/865-dos-restaurantes-reabertos-tem-queda-de-mais-da-metade-do-faturamento.html>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Nova Iorque: Restaurantes avançam até a rua para abrir na pandemia. Disponível em: <https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/galeria_de_imagens/2020/06/744688-nova-york-restaurantes-avancam-ate-a-rua-para-abrir-na-pandemia.html>. Acesso em: 03 fev. 2021.

Restaurantes em Nova York abrem para refeições ao ar livre. Disponível em: <https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2020/06/restaurantes-em-nova-york-abrem-para-refeicoes-ao-ar-livre.html>. Acesso em: 03 fev. 2021.



Texto informado pela assessoria do vereador Rafael Alves.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Mauro Riquelme indica que se exija ensino superior para os Comissionados

Projeto preza pela transparência quanto a escolaridade e atribuição aos comissionados. Tem como premissa regulamentar junto ao portal da transparência, gestão de pessoas a informação com escolaridade do comissionado, assim como requisitos mínimos de competência para o cargo exercido. O projeto exige que seja incluso no portal da transparência do município a escolaridade e área de formação do comissionado, assim como inclusão de competências e atribuições (assim como servidores efetivos) do cargo que este estiver lotado. Portanto, o comissionado terá requisitos objetivos para ser nomeado, extinguindo ou ao menos filtrando a competência técnica coerente com o cargo exercido. Texto informado pela assessoria. (Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações  clique aqui ).

Vereadora Robervalda de Oliveira propõe Projeto de Lei que institui a atividade de canto coral na rede de escolas municipais

O canto é a repercussão de emoções e experiências interiores. A melodia conservada na memória se torna parte do ambiente sonoro interior, se conecta com a dimensão mais profunda da personalidade. Para a criança e o adolescente, pode servir mais tarde de modelo para perceber o tempo, ritmo e harmonia de sua própria vida. Há, no município de Balneário Camboriú, 17 Centros de Educação Municipal - CEM, onde são atendidos, no ensino fundamental, aproximadamente 10000 alunos.  Pensando nas crianças e adolescentes residentes nos bairros, matriculadas na rede de ensino municipal, propõe-se o projeto de lei que determina o ensino de música, em sua manifestação de prática coral, como atividade complementar nas unidades educacionais municipais de Balneário Camboriú. O programa “BC Coral” tem como características: I – Os CEM, dentro deste projeto, são agrupados em regionais, transcorrendo, na escola-sede, o calendário anual de atividades; II – Os alunos do 6º ao 9º ano fic...

Vereadora Rubicléa propõe maior fiscalização da acessibilidade em grandes eventos

A Vereadora Rubicléa verificou que há um grande problema para os cadeirantes e pessoas com nanismo em  shows  promovidos em Balneário Camboriú onde há falta de acessibilidade em espaços culturais, cinema, casa de shows e festivais. Sua preocupação a área para pessoas com deficiência não existia, onde os cadeirantes e pessoas com nanismo se misturavam ao público em geral. Em nossa cidade há a  Lei nº 1286/1993 que assegura direitos e incentiva o turismo às pessoas portadoras de deficiência física. Nesta lei há em seu artigo 21, parágrafo único, o seguinte "Ficam reservados três (3) lugares à permanência dessas pessoas nesses estabelecimentos, no mínimo" este espaço ainda precisa ter mínimo 0,80 x 1,25 (oitenta centímetros por um metro e vinte e cinco centímetros). Entretanto não há fiscalização alguma para confirmar que a acessibilidade prometida no papel está sendo efetivamente colocada em prática. " Se estamos falando de Inclusão, as empresas d...