Pular para o conteúdo principal

Vereadora Robervalda de Oliveira propõe Projeto de Lei que institui a atividade de canto coral na rede de escolas municipais


O canto é a repercussão de emoções e experiências interiores. A melodia conservada na memória se torna parte do ambiente sonoro interior, se conecta com a dimensão mais profunda da personalidade. Para a criança e o adolescente, pode servir mais tarde de modelo para perceber o tempo, ritmo e harmonia de sua própria vida.

Há, no município de Balneário Camboriú, 17 Centros de Educação Municipal - CEM, onde são atendidos, no ensino fundamental, aproximadamente 10000 alunos. 

Pensando nas crianças e adolescentes residentes nos bairros, matriculadas na rede de ensino municipal, propõe-se o projeto de lei que determina o ensino de música, em sua manifestação de prática coral, como atividade complementar nas unidades educacionais municipais de Balneário Camboriú.

O programa “BC Coral” tem como características:
I – Os CEM, dentro deste projeto, são agrupados em regionais, transcorrendo, na escola-sede, o calendário anual de atividades;
II – Os alunos do 6º ao 9º ano ficam, por livre aderência, convidados a integrar o coral, nos ensaios que ocorrem uma vez por semana, em horário extraclasse;
III – No final do ano letivo, os corais regionais são unidos para a formação do “Coral Infantojuvenil de Balneário Camboriú”.

Sendo assim, busca-se a valorização do canto coral ainda na infância e na adolescência, inserindo-o dentro da formação educacional como complemento às aulas curriculares de música. A vereadora Robervalda enfatiza: “Ao participar de um grupo desta natureza, o estudante vivencia um círculo social ampliado, sente-se parte da construção de um valor cultural municipal, e representa a esperança de um futuro promissor”.

Texto informado pela assessoria da vereadora Robervalda de Oliveira.

(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Muito bom! Isso faria muitas crianças felizes. #musicanaescola já tem meu voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É de suma importância a opinião do povo!

      Excluir
    2. Olá boa tarde Robervalda. Estou muito feliz com sua atitude de implementar nossa educação com tais práticas. Práticas estas que tem lei aprovada mas não praticada infelizmente. Sua fala traz uma forte nostalgia e anseio de muitos pais que gostariam de ver seus filhos sendo bombardeados de valores principalmente através das artes. Parabéns, São atitudes como essa que alavancam uma cidade, um estado um país.

      Excluir
    3. Muito obrigada à vc, por compactuar a sua opinião complementando aqui com esse projeto, que é ver esses alunos terem a oportunidade de subir um degrau nas artes e ampliar assim a sua cultura através do canto coral!

      Excluir
  2. Excelente proposta. A música faz parte do cotidiano de vida de muitas crianças e adolecentes. E implantar projetos como esse, tras como consequência a dedicação e o amor q eles descobrem e aderem a essa arte milenar.. conseguindo assim desvendar areas de suas vidas na qual por muito tempo ficaram adormecida... despertando o interesse em sempre busca las.. muito boa proposta.. meu voto eh seu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, é bom saber que a população ainda preza pela cultura!

      Excluir
  3. Incentivo à Cultura, já nas primeiras idades, é com certeza sucesso garantido. Formar cidadãos com responsabilidade, com educação, com disciplina e profissionais mais completos e a formacao e/ou descoberta de talentos musicistas, que sem incentivo, podem perecer. Parabéns Val belíssimo projeto, as crianças são o futuro e é nossa responsabilidade.

    ResponderExcluir
  4. Projeto lindo e transformador, parabéns! Torcendo muito para que você consiga implantà-lo, nossas crianças necessitam muito!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo projeto....concerteza vai mudar a vida de muitas crianças, e quem sabe descobrir futuros talentos da música brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amigo, obrigada por deixar a sua opinião.

      Excluir
  6. Ótimo projeto!!Música usada como instrumento não só de entretenimento mas também de inserção social e cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a nossa região e o nosso país precisa muito melhorar nesse quesito, obrigada por se posicionar.

      Excluir
  7. Ótimo projeto para as crianças e jovens de BC. Canto Coral é uma atividade coletiva vai muito além de aprender musica. Com bons profissionais o projeto será um sucesso sem duvidas.
    Carlos Eggert
    Maestro Banda municipal de Schroeder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, falamos com propriedade no assunto, pois sabemos quanta diferença pode fazer essa inclusão na vida de uma criança.

      Excluir
  8. Música é alegria é Energia Boa.. com certeza isso ajudaria muitas crianças que as vezes tem o dom e gosta de cantar, mas não tem o caminho por onde começar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim esse é um dos objetivos do projeto, criar oportunidades e como consequência descobrir talentos, obrigada pelo seu posicionamento.

      Excluir
  9. Excelente proposta!
    Além da inclusão sócio-cultural, o canto coral é a base da formação musical.
    Sucesso ao BC Coral!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e sabemos que pode complementar em vários fatores na vida de uma criança, obrigada por contribuir com a sua opinião.

      Excluir
  10. Excelente projeto que vai elevar a cultura aqui em Balneário Camboriú. Apoio totalmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e sabemos que a nossa região precisa e muito avançar nesse quesito.

      Excluir
  11. Excelente projeto, a música transforma as pessoas, mas a música boa, sem palavras de ofensivas e de baixo escalão, um projeto desses deveria ser aprovado como lei nacional, tenho certeza que haveria pessoas mais sociáveis, não seria o fim dos problemas, mas os alunos teriam uma fuga melhor que as drogas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a música seria um elo na vida desses alunos em muitos fatores, obrigada pelo seu posicionamento.

      Excluir
  12. Que projeto maravilhoso, deveria ser implantado em todas as escolas do estado. Parabéns Valda pela iniciativa

    ResponderExcluir
  13. Ótima iniciativa, a música é uma ferramenta para desenvolvimento da comunicação e linguagem, além de criar novas oportunidades para essas crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Obrigada pelo seu comentário, ele é de muita importância, pois é a função de um vereador representar a voz do povo!

      Excluir
  14. Parabéns!!! Excelente Projeto. Precisamos dar mais oportunidade a nossas crianças e adolescentes para desenvolverem seus talentos e quando adultos influenciar as próximas gerações.

    ResponderExcluir
  15. Excelente projeto. A música realmente faz a diferença, e essas crianças tento essa oportunidade deste de pequenos vai mudar a vida deles. Parabéns Vereadora Robervalda, meu voto já é teu ..

    ResponderExcluir
  16. Ótimo projeto e iniciativa!!! Assim podemos incentivar as crianças e jovens a serem autênticos e espontâneos através da música, com disciplina e aprendizado. Parabéns Valda!

    ResponderExcluir
  17. Excelente Projeto,pois a Musicalização em minha Opinião é forma muito Eficaz de Ensinar aos Alunos.
    Parabéns pela Iniciativa Robervalda

    ResponderExcluir
  18. Ótimo projeto!
    As crianças aprenderão a cantar, e gostar da boa música...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Mauro Riquelme indica que se exija ensino superior para os Comissionados

Projeto preza pela transparência quanto a escolaridade e atribuição aos comissionados. Tem como premissa regulamentar junto ao portal da transparência, gestão de pessoas a informação com escolaridade do comissionado, assim como requisitos mínimos de competência para o cargo exercido. O projeto exige que seja incluso no portal da transparência do município a escolaridade e área de formação do comissionado, assim como inclusão de competências e atribuições (assim como servidores efetivos) do cargo que este estiver lotado. Portanto, o comissionado terá requisitos objetivos para ser nomeado, extinguindo ou ao menos filtrando a competência técnica coerente com o cargo exercido. Texto informado pela assessoria. (Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações  clique aqui ).

Vereadora Rubicléa propõe maior fiscalização da acessibilidade em grandes eventos

A Vereadora Rubicléa verificou que há um grande problema para os cadeirantes e pessoas com nanismo em  shows  promovidos em Balneário Camboriú onde há falta de acessibilidade em espaços culturais, cinema, casa de shows e festivais. Sua preocupação a área para pessoas com deficiência não existia, onde os cadeirantes e pessoas com nanismo se misturavam ao público em geral. Em nossa cidade há a  Lei nº 1286/1993 que assegura direitos e incentiva o turismo às pessoas portadoras de deficiência física. Nesta lei há em seu artigo 21, parágrafo único, o seguinte "Ficam reservados três (3) lugares à permanência dessas pessoas nesses estabelecimentos, no mínimo" este espaço ainda precisa ter mínimo 0,80 x 1,25 (oitenta centímetros por um metro e vinte e cinco centímetros). Entretanto não há fiscalização alguma para confirmar que a acessibilidade prometida no papel está sendo efetivamente colocada em prática. " Se estamos falando de Inclusão, as empresas d...