Qual sua opinião sobre os ranchos dos pescadores artesanais na safra de tainha em Balneário Camboriú? (por vereadora Marlene Cecchin)
![]() |
Fonte: Site História de Balneário Camboriú |
Nesta mesma notícia, os pescadores viram esta atuação como preconceito. O secretário David Queiroz recebeu no dia 07 de junho os pescadores para explicar a causa da derrubada. Nesta conversa o secretário propôs aos pescadores para levarem uma ideia de estrutura mais segura que não comprometa a segurança dos municípios. Já os pescadores criticam que a Prefeitura não se organizou para a safra de tainha. Um dos pescadores expressou-se dizendo “Os novos gestores têm que ter a sensibilidade e sensatez de se adaptarem às tradições locais e ajudarem na sua preservação”.
Segundo o site BC Notícias a pesca artesanal de tainha é uma tradição antiga do município. A Colônia dos Pescadores Z-7 foi fundada no município, em 1925, tendo sua sede no Bairro da Barra, dando seguimento à cultura imaterial da pesca artesanal, transferida de geração em geração . A Colônia, recebeu um certificado do Ministério da Cultura como um Ponte de Cultura atestando que a entidade “desenvolve e articula atividades culturais na sua comunidade e contribuiu para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil”. Este reconhecimento proporciona a entidade obter apoios, parcerias e recursos financeiros por editais pelos entes federativos.
E você, morador do município, qual sua opinião sobre os ranchos dos pescadores artesanais?
Texto informado pela assessoria da vereadora Marlene Cecchin.
(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).
Comentários
Postar um comentário