Pular para o conteúdo principal

Vereador Lucas Sabino propõe a regulamentação dos patinetes elétricos em Balneário Camboriú

Fonte: BCNOTÍCIAS
Com a chegada da temporada na cidade de Balneário Camboriú, há um aumento considerável de pessoas na cidade, muitos turistas que vêm para a cidade para aproveitar a praia e todas as atrações de nosso município. Uma boa parte desses turistas são jovens e adolescentes que buscam o lazer em nossa cidade, e algo que cresceu em um nível considerável é a utilização de bicicletas e patinetes elétricos para locomoção. 

Uma parcela dos cidadãos não está contente com esse aumento de veículos nas nossas ciclovias e ciclofaixas, muitas pessoas reclamam que alguns condutores não respeitam pedestres nem mesmo os carros. Em entrevista ao Portal BCNOTICIAS, uma cidadã fez um comentário evidenciando este problema: “Mais que correto! Não há respeito dos condutores, sobem nas calçadas, e quando olhamos fazem cara feia. E a polícia e guarda armada ficam passeando com ar condicionada ligado em conversas entre eles e não enxergam nada. Precisa de uma campanha em massa para que seja cumprida.” 

É necessário diálogo para a regulamentação desses meios de locomoção, que por um lado são eficientes e sustentáveis, mas por outro, as pessoas que os conduzem devem ter a noção e saber que a regras de convivência e de tráfego. O gestor do FUNTRAM, Mário César Oliveira foi entrevistado pelo Portal BCNOTICIAS, no qual anunciou a regulamentação: “A Lei 4025 de 2017 será revogada e a nova regulamentação irá estabelecer critérios e obrigatoriedades para utilização dos patinetes e bicicletas elétricas, principalmente os que possuem acima de 300 watts e 1,20 metro de comprimento no caso dos patinetes. A regulamentação deve atender critérios da Lei Federal, como as resoluções 465, 315 e 555. O objetivo da gestão, é garantir segurança tanto de quem utiliza patinetes e bicicletas elétricas e dos demais usuários das ciclovias e pedestres”, o gesto ainda que dará celeridade ao processo. Também participarão da construção da minuta da lei membros da Associação dos Ciclistas de Balneário Camboriú e do Conselho Municipal de Trânsito, além de um advogado especialista em legislação de trânsito.

Em uma notícia do site NSC TOTAL, que diz respeito ao pedido da Polícia Militar de regulamentação dos patinetes e bicicletas elétricas, podemos observar que a uma insatisfação por parte de alguns cidadãos com a má utilização do uso desses meios de transportes, abaixo alguns comentários a respeito do tema: 

“Espero que regulamente logo essas medidas, já que há grande circulação deles fora da ciclovia e em velocidade alta.”

“Devagar com as regulamentações porque tem gente que usa a scooter por necessidade, e nunca atropelou ninguém e respeita os pedestres, eu mesma! Necessito me locomover já que não tenho carro, vocês devem levar em conta que esse equipamento é carregado a bateria então se acabar ele para e precisa de horas para recarregar, não deve ser comparado a um veículo a gasolina. O problema são os adolescentes e crianças que usam, pois não tem muita noção de cidadania! Moramos numa cidade turística e concordo que condutores em geral de carros, carroças,bicicletas e scooter deveriam respeitar todos, independente de quem seja”

“Tem que regulamentar sim, apesar de existirem placas de velocidade sempre tem alguém voando e desrespeitando.”

“Eles são folgados e andam contra mão, muitos nem sequer respeitam as placas indicativas,parabenizo a policia militar por estar cobrando as medidas nescessarias junto ao orgão de transito do municipio, essas biscicletas usam as vias como qualquer outro veiculo e colocam em riscos todos que ali trafegam, entáo tem de cobrar as exigencias nescessarias sim. Outra coisa que vem incomodando também são os ciclistas andando fora das ciclovias e contra mão.”

Com base neste problema identificado em nossa cidade, o gabinete do vereador Lucas Sabino irá propor a regulamentação dos patinetes e bicicletas elétricas, além de propôr melhorias como sinalização das ciclovias e ciclofaixas já existentes e a criação de mais vias para esses meios de transporte que auxiliam a diminuir o fluxo de carros e aumento de bem-estar da sociedade.


Texto informado pela assessoria da vereador Lucas Sabino.


(Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações clique aqui).

Comentários

  1. Muito boa a iniciativa do Vereador Lucas Sabino, as pessoas (principalmente os turistas) precisam ter responsabilidade ao usar esses meios de transporte, concordo com a regulamentação e indico ainda que criem um limite minímo de idade para o uso dos patinetes na cidade ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Mauro Riquelme indica que se exija ensino superior para os Comissionados

Projeto preza pela transparência quanto a escolaridade e atribuição aos comissionados. Tem como premissa regulamentar junto ao portal da transparência, gestão de pessoas a informação com escolaridade do comissionado, assim como requisitos mínimos de competência para o cargo exercido. O projeto exige que seja incluso no portal da transparência do município a escolaridade e área de formação do comissionado, assim como inclusão de competências e atribuições (assim como servidores efetivos) do cargo que este estiver lotado. Portanto, o comissionado terá requisitos objetivos para ser nomeado, extinguindo ou ao menos filtrando a competência técnica coerente com o cargo exercido. Texto informado pela assessoria. (Esta postagem faz parte da atividade intitulada "Vereador por um dia" no qual acadêmicos simulam o processo de proposição, discussão e votação de propostas legislativas. Para mais informações  clique aqui ).

Vereadora Robervalda de Oliveira propõe Projeto de Lei que institui a atividade de canto coral na rede de escolas municipais

O canto é a repercussão de emoções e experiências interiores. A melodia conservada na memória se torna parte do ambiente sonoro interior, se conecta com a dimensão mais profunda da personalidade. Para a criança e o adolescente, pode servir mais tarde de modelo para perceber o tempo, ritmo e harmonia de sua própria vida. Há, no município de Balneário Camboriú, 17 Centros de Educação Municipal - CEM, onde são atendidos, no ensino fundamental, aproximadamente 10000 alunos.  Pensando nas crianças e adolescentes residentes nos bairros, matriculadas na rede de ensino municipal, propõe-se o projeto de lei que determina o ensino de música, em sua manifestação de prática coral, como atividade complementar nas unidades educacionais municipais de Balneário Camboriú. O programa “BC Coral” tem como características: I – Os CEM, dentro deste projeto, são agrupados em regionais, transcorrendo, na escola-sede, o calendário anual de atividades; II – Os alunos do 6º ao 9º ano fic...

Vereadora Rubicléa propõe maior fiscalização da acessibilidade em grandes eventos

A Vereadora Rubicléa verificou que há um grande problema para os cadeirantes e pessoas com nanismo em  shows  promovidos em Balneário Camboriú onde há falta de acessibilidade em espaços culturais, cinema, casa de shows e festivais. Sua preocupação a área para pessoas com deficiência não existia, onde os cadeirantes e pessoas com nanismo se misturavam ao público em geral. Em nossa cidade há a  Lei nº 1286/1993 que assegura direitos e incentiva o turismo às pessoas portadoras de deficiência física. Nesta lei há em seu artigo 21, parágrafo único, o seguinte "Ficam reservados três (3) lugares à permanência dessas pessoas nesses estabelecimentos, no mínimo" este espaço ainda precisa ter mínimo 0,80 x 1,25 (oitenta centímetros por um metro e vinte e cinco centímetros). Entretanto não há fiscalização alguma para confirmar que a acessibilidade prometida no papel está sendo efetivamente colocada em prática. " Se estamos falando de Inclusão, as empresas d...